29 de nov. de 2012

Fundação do Rim agora é de utilidade pública




          Na Sessão Legislativa dessa quarta-feira, tivemos uma grande notícia: foi aprovado o Projeto de Lei 1390/2012, de minha autoria, que inclui a Fundação do Rim Francisco Santino Filho como de utilidade pública. A entidade tem como missão promover ações que contribuam para a melhora da qualidade de vida, através da atenção integral a crianças e jovens renais crônicos.
        Há sete anos um grupo de médicos, enfermeiros e advogados, todos envolvidos com a assistência a pacientes portadores de doenças renais, criou a fundação, com o objetivo de promover e estimular estudos e pesquisas no campo das doenças renais e especialidades afins. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Botafogo, composta por uma equipe profissional multidisciplinar voluntária. Sua visão é ser uma instituição de referência nacional na promoção de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens renais crônicos.
         O nome é uma homenagem a Francisco Santino Filho, um dos pioneiros da nefrologia no Brasil, grande incentivador da nefrologia pediátrica, e responsável pelos primeiros transplantes pediátricos no Rio de Janeiro, nos anos 1970. A Fundação do Rim atua em mais de 42 unidades de diálise e é referência para os nefrologistas pediátricos do nosso estado. 

Um comentário: