5 de nov. de 2012

Ahomar recebe homenagem


Por sua relevante contribuição na defesa dos direitos humanos e da cidadania, a Associação dos Homens do Mar da Baía de Guanabara (Ahomar) recebe nesta sexta-feira (9/11) a medalha Jorge Careli de Direitos Humanos. A iniciativa é do Sindicato dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN). A comenda foi criada em 2001 e tem por objetivo premiar a todos que se destacam na luta pelos direitos humanos e pela cidadania.

Fundada em 2003, a Associação dos Homens do Mar luta bravamente para garantir condições de vida e trabalho a milhares de pescadores artesanais. Desde 2009 quatro membros da diretoria da instituição foram assassinados, como represália às manifestações organizadas pela entidade para denunciar a existência de uma máfia a serviço de grandes empresas instaladas na baía. O presidente da Ahomar, Alexandre Anderson, vive sob proteção policial. Isso, no entanto, não impediu que continuasse a receber ameaças.

No último mês de agosto recebemos centenas de pescadores no plenário da Câmara Municipal para debater a situação da pesca artesanal no município. Marcaram presença, além da Ahomar, diversas associações e representantes da sociedade civil. Eles denunciam a postura autoritária de empresas como a TKCSA, siderúrgica que atua na baía de Sepetiba e que está destruindo o meio ambiente da região, e a Petrobras, que finge não ouvir os apelos dos profissionais por diálogo.

Infelizmente, nesse caso, o alcance das medidas propostas por um vereador é pequeno. Mas é preciso dar voz às justas reivindicações dessa classe tão sofrida, que luta por respeito. Por esse motivo saúdo a Asfoc, sempre presente às manifestações de apoio à causa dos pescadores, pela merecida homenagem.

A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (9/11), às 16 horas, na sede da Asfoc, que fica na Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário