24 de out de 2012

Patrimônio histórico: descubra o valor do Delta



Há certas coisas na cidade que fogem à qualquer explicação racional. Duas delas, no entanto, estão em patamar superior, em se tratando de fenômenos sobrenaturais. A primeira, o pouco valor dado pelas administrações, de maneira geral, ao patrimônio histórico e à memória da cidade. A segunda é a relação fraternal que existe entre empreiteiras e governos.

Agora mesmo temos uma grande polêmica envolvendo a derrubada do antigo Museu do Índio, na Radial Oeste, para a construção de uma passarela de acesso ao Maracanã. O governador alega que a derrubada do prédio atende a uma exigência de acessibilidade da Fifa. A entidade diz que não pediu nada. O governo do estado alega que o prédio não tem valor histórico, mesmo tendo sido erguido há 150 anos!

Mal nos recuperamos dessa notícia, recebemos outra, que dá conta da demolição do Parque Aquático Julio Delamare e do Estádio Célio de Barros para a construção de estacionamentos. O governo jura que eles serão reerguidos do outro lado da linha do trem, na avenida Visconde de Niterói. Mas e até lá, como ficam os frequentadores? E quem vai pagar a conta da construção de uma nova estrutura? Temo pelo desperdício de mais dinheiro público.

Com relação ao convívio fraternal entre governos e empreiteiras, o destaque da vez é o perdão de uma multa de mais de R$ 670 mil, concedido pela prefeitura à famosa construtora Delta, e aplicada por suposto atraso na obra de construção do viaduto de Santíssimo.

Não questiono aqui as razões de uma parte ou de outra, mas a rapidez com que se decide a favor dos poderosos de ocasião. Meu desejo é que o cidadão que recorra de uma infração de trânsito tenha o mesmo tratamento, mas, infelizmente, isso é apenas um sonho.

E se para deixar de aplicar multas o governo municipal é rápido, para fiscalizar as obras recém-concluídas é lento. O temporal do fim de semana alagou o mergulhão Billy Blanco, na Barra. É importante ressaltar que a obra foi entregue à população há dois meses. Não é possível que os equipamentos tenham apresentado defeito em tão pouco tempo.

Assim como era complicado em nossa mais tenra idade, nas lições de casa, está cada vez mais difícil encontrar o valor de delta. As equações têm cada vez mais variáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário