20 de out de 2012

Derrubada do Museu do Índio



Acabou a novela. O governador Sérgio Cabral já definiu que o antigo Museu do Índio, ao lado do Maracanã, será demolido para dar lugar a um projeto da Prefeitura para melhorar o acesso ao estádio. Ele alega que o imóvel não tem valor histórico e, além disso, atrapalhará a mobilidade dos torcedores na Copa do Mundo.

Porém, essa não é a opinião do defensor André Ordacgy, que planeja ajuizar, em 15 dias, ação civil pública para tentar impedir a demolição. Ele citou um estudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), que atesta a viabilidade da reforma do Museu, hoje em ruínas. Vale lembrar que apesar do estado precário de conservação, o prédio ainda abriga cerca de 20 indígenas e também é sede de laboratórios do Ministério da Agricultura.  

Não faz sentido algum a pressa do governador, que, vale dizer, não é historiador. Não podemos, em nome de um legado discutível, passar por cima da história da cidade. Por isso apoio o projeto de lei que tomba, no âmbito do município, o antigo Museu do Índio. A demolição do prédio vai abrir um grave precedente. Precisamos discutir isso melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário