13 de jul. de 2012

Matéria de O Globo alerta sobre perigo de ingestão de suplementos proteicos como a Creatina

Em matéria publicada pelo jornal O Globo na edição de 11 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chama a atenção para os riscos da ingestão de suplementos proteicos como a Creatina. Esse consumo virou moda nas academias de ginástica. O meu nome político, Dr. Edison da CREATININA, acaba atraindo a curiosidade de jovens que frequentam academias, por isso, sou constantemente procurado por eles, curiosos para saber se há algum problema na ingestão de creatina ou outro tipo de suplemento.

Preocupado com essa questão,  apresentei o projeto de lei nº 993/2011, em tramitação na Câmara desde 8 de junho de 2011, que obriga a fixação de cartazes e distribuição de folhetos sobre a consequência do uso de suplementos proteicos e dos complementos como a CREATINA em todas as academias de ginástica e em estabelecimentos comerciais de produtos ligados à atividade física.

Os cartazes são para alertar sobre o quanto pode ser perigosa a ingestão dessas substâncias quando a pessoa já tem algum problema renal, mas ainda não sabe, e informar também que não se deve tomar nenhum suplemento sem orientação médica. No aviso deve constar, ainda, a informação de que gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças, adolescentes e idosos não devem tomar suplementos, exceto com orientação de médicos ou nutricionistas.

Veja aqui o projeto na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário