8 de jul. de 2012

Destaques de semana – 2 a 6/7


Dr. Edison a reunião com o reitor da Uerj
Apesar do recesso legislativo, o trabalho do Dr. Edison da Creatinina não para. Seja na Câmara do Rio, seja nas ruas, junto ao povo, ele é incansável na defesa por uma cidade melhor para todos os cariocas. Nesta semana, por exemplo, o vereador alcançou uma grande marca, com a apresentação do seu 41º projeto de Lei. E isso com menos de dois anos de atividade.

Com esse feito, o Dr. Edison da Creatinina se coloca como um dos mais produtivos representantes do legislativo Carioca. O trabalho duro na Câmara do Rio não o impediu de estar presente a um triste momento da história da cidade: o incêndio do Hospital Universitário Pedro Ernesto, na última quinta-feira (5/7). O Dr. Edison é professor do Hupe e ficou para ajudar no atendimento aos pacientes.


Projetos na área do meio ambiente e sustentabilidade: a preocupação com o futuro da cidade
A cidade está doente, não aguenta mais os níveis de poluição. Para evitar o esgotamento dos recursos naturais e garantir a sustentabilidade do Rio, o Dr. Edison da Creatinina apresentou na Câmara do Rio o Projeto de Lei Complementar que estabelece novos padrões para a construção de edificações, com economia de energia e a partir de métodos que reduzam os impactos sobre o ambiente.

É comum, principalmente na Zona Sul e no Centro da Cidade, vermos prédios colados uns nos outros, formando um imenso paredão. Esse tipo de construção cria as chamadas ilhas de calor, contribuindo para a degradação do clima nos bairros. Para evitar que esse cenário se repita em novas obras, o vereador apresentou o Projeto de Lei Complementar para que os edifícios tenham áreas livres e verdes.

Qual a melhor maneira de avaliar a riqueza de uma cidade? Seria apenas o desenvolvimento econômico? Ou um novo modelo de cálculo, que considere seus recursos naturais? O índice de desenvolvimento humano (IDH), atualmente utilizado para comparar a qualidade de vida entre países, não leva em conta as condições de sustentabilidade e o patrimônio ecológico da cidade. Para colocar o Rio na vanguarda da proteção à vida e saúde da população, o Dr. Edison da Creatinina apresentou na Câmara do Rio o Projeto de Lei que estabelece o IDH verde no município. 


Preserva Rio: a memória da cidade respeitada
O Rio, salvo exceções, não tem memória. Prédios históricos frequentemente ganham espaço na mídia não pela beleza, mas pelo péssimo estado de conservação. Com o objetivo de preservar o patrimônio carioca e cobrar soluções das autoridades, o vereador apresentou o Projeto de Resolução que institui o Fórum Preserva Rio, aberto à participação de todos os parlamentares.

Apesar de a Constituição Federal garantir a liberdade de culto e expressão religiosa, a intolerância religiosa no país é crescente. Para promover o diálogo entre as diferentes crenças,  o Dr. Edison da Creatinina apresentou o Projeto de Resolução que institui a Semana Multirreligiosa e de Movimentos Sociais. De acordo com a proposta, a Semana será realizada todo mês de março, nas dependências da Câmara do Rio. A ideia é propor um debate sobre os rumos das relações entre as religiões, com ampla participação da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário