O vereador Dr. Edison da Creatinina ofereceu hoje a Medalha de Honra ao Mérito Pedro Ernesto, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ao socioambientalista e engenheiro ambiental Axel Schmidt Grael, pelo conjunto de sua obra em defesa das causas ambientais.
O evento teve a participação de amigos, familiares e representantes de entidades ambientais e governamentais. Axel é o mais novo medalhista da família Grael.
Também velejador, irmão dos medalhistas olímpicos Torben
e Lars Grael, Axel Grael foi convidado, em 2007, pelo então secretário do Meio Ambiente, Carlos
Minc, a fazer parte do Governo Sérgio Cabral assumindo a presidência da Feema. Como presidente do órgão,
propôs a criação do Inea, órgão que sucedeu a Feema, sendo a fusão desta, da Serla
e do IEF e enfrentou até ameaças de morte após a deflagração da Operação Cartas Marcadas. Ocupou o cargo até 11 de novembro de 2008, quando comunicou por
carta seu afastamento. Axel, atualmente, é presidente do Instituto
Rumo Náutico, também conhecido como Projeto Grael, ONG que promove a inserção de jovens de classes mais pobres no universo dos esportes náuticos. O projeto Grael oferece, ainda, educação profissional aos jovens, com o objetivo de prepará-los para atuar na área náutica.
O vereador Dr. Edison da Creatinina, que presidiu o evento, lembrou sobre a importância da luta do homenageado e do quanto é importante fazer o bem acima de qualquer interesse pessoal. O vereador lembrou, ainda, que na sua luta pessoal para tratar dos doentes renais também teve que fazer escolhas difíceis, que o levaram a assumir uma vaga como vereador. Uma oportunidade que lhe permitiu ampliar sua missão, que é levar ao maior número de pessoas o conhecimento da substância chamada creatinina, o que pode salvar vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário