19 de mai. de 2012

Vereador faz palestra sobre saúde dos rins em Copacabana

O vereador Dr. Edison da Creatinina fez na noite de hoje, sexta-feira, 18 de maio, uma palestra sobre saúde renal, no Centro de Oratória Rogéria Guida, em Copacabana, para aproximadamente trinta pessoas. O vereador traçou uma linha do tempo sobre a nefrologia e os transplantes renais, esclarecendo aos presentes sobre a importância de dosar a creatinina.
O Dr. Edison alertou a todos sobre a importância de se observar a urina para saber se existe a presença de espuma e sobre a importância de se fazer a dosagem da creatinina no sangue, que em taxas mais altas do que as especificadas abaixo podem significar uma doença renal. É um exame de baixíssimo custo que, dependendo dos valores apresentados, pode revelar a necessidade de tratar os rins. Como médico nefrologista, o Dr. Edison acompanha diariamente a realidade desses doentes crônicos, que dependem da hemodiálise para purificar o sangue das substâncias tóxicas presentes em nosso corpo.

Nos homens, a taxa de creatinina é de aproximadamente 1,0mg/dl. Nas mulheres, esse valor se aproxima de 0,9mg/dl; nas crianças, esse valor se aproxima de 0,5mg/dl. 

Sempre lembrando, se o cidadão faz musculação ou toma aditivos de creatina, esses valores podem se alterar.

Durante a apresentação, os convidados fizeram perguntas sobre as doenças renais e trouxeram à pauta perguntas sobre casos específicos experimentados na convivência com doentes renais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário