1 de mai. de 2012

Destaques da Semana de 23 a 27 de abril


O mandato do vereador Dr. Edison da Creatinina conquistou importantes vitórias nesta semana. O prefeito Eduardo Paes sancionou, na última quarta-feira (25/4), projeto que inclui o Dia Mundial do Rim no calendário oficial do município. Com a medida, o parlamentar espera que a prevenção à doença renal crônica cresça, poupando recursos e levando qualidade de vida para a população. 

A Comissão Especial de Acompanhamento da Rio+20, da qual o vereador Dr. Edison da Creatinina é presidente, recebeu em audiência pública, na última terça-feira (24/4), o vice-prefeito da cidade, Carlos Alberto Muniz, o diretor da ONU no Brasil, Giancarlo Summa, e o secretário-geral adjunto do comitê organizador da conferência. Em pauta, discussões sobre como o evento afetará a cidade e o legado que a conferência vai deixar.

Obteve aprovação, em primeira discussão, seu  Projeto de Lei que propõe a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência física em clubes, centros comerciais , parques e outros locais de empreendimentos e empresas privadas, abertas ao público em geral, com ou sem cobrança de ingresso, devem conter brinquedos adaptados a crianças com deficiência. Haverá uma segunda votação antes de ser encaminhado para a sanção do prefeito. Estamos na torcida para que o projeto vire lei e que a lei seja efetivamente cumprida, para que  as crianças portadoras de deficência tenham motivos para comemorar.

A aprovação do novo Código Florestal pela Câmara Federal recebeu duras críticas do vereador Dr. Edison da Creatinina, na comunicação, como líder do PV na Câmara Municipal. O vereador defendeu uma nova atitude no uso dos recursos naturais, já que  o planeta não vai suportar a pressão do atual uso insustentável dos recursos. “A preservação das florestas é comprovadamente fundamental para o equilíbrio dinâmico do planeta. O veto do novo texto do Código pela presidente Dilma é o que separa a razão da proporção, é a última chance para as florestas. A grande discussão que nos desafia hoje é justamente conseguir extrair da terra, de forma sustentável,  a sobrevivência”, afirmou.

O vereador Dr. Edison da Creatinina apresentou duas emendas ao Projeto de Lei 688/2010, que prevê distribuição gratuita de medicamentos para portadores de doenças crônicas na cidade do Rio de Janeiro. A primeira emenda inclui os doentes renais crônicos e transplantados renais na relação de beneficiários do programa. Já a segunda emenda amplia a distribuição de remédios a todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira. Um princípio que consta da Constituição Federativa do Brasil e que foi universalizado pelo Sistema Único de Saúde.

O crack e suas consequências nefastas para a sociedade foram tema de um discurso do vereador Dr. Edison da Creatinina, que encaminhou um Requerimento de Informações à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), cobrando informações sobre o atendimento a usuários de crack no município. No seu discurso, ele questionou a eficácia das políticas adotadas pelo poder público. “As famílias estão reféns desse drama, sem esperanças de ajuda e à mercê de um governo que ainda busca a melhor metodologia para lidar com o problema”, lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário