19 de jan. de 2012

Doentes Renais Crônicos são tema de pauta no CIAD Mestre Candeia

O vereador Dr. Edison da Creatinina se reuniu na tarde de hoje, 19 de janeiro, com Georgette Vidor, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Ana Claudia Monteiro, Subsecretária, no Centro Integrado da Pessoa com Deficiência - CIAD Mestre Candeia, no centro do Rio, para tratar da condição dos doentes renais crônicos no âmbito do Município do Rio de Janeiro.
A Secretária pede apoio do vereador para que juntos conscientizem os doentes renais no sentido das orientações sobre as condições destes pacientes crônicos que caracterizam a situação de deficiência para fins de participação no Conselho de Saúde e concessões de benefícios e vantagens de acordo com a legislação em vigor. Há um entendimento legal de que o doente renal crônico por si só não apresenta condição de deficiência, no entanto, se a doença renal crônica produziu seqüela, cause restrições de mobilidade e outros da condição de deficiente, estes pacientes mediante apresentação de laudo terão acesso aos benefícios destinados a estas condições. Quer dizer que para o carnaval 2012 os pacientes renais crônicos que tiverem, por exemplo, comprovada questão de comprometimento de mobilidade terão direito a ingressos garantidos mediante apresentação a um laudo da seqüela por um médico credenciado pelo SUS.
O Dr. Edison, que ocupou a Vice-Presidência da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Câmara Municipal do Rio, no ano passado, se disse sensibilizado com a situação da pessoa com deficiência e vai fazer o possível para melhorar a condição desses no que diz respeito a legislação da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário