29 de nov. de 2011

Vital Brazil recebe certificado pelo trabalho com papel de filtro

DIVULGADO PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO VITAL BRAZIL

O Laboratório de Biomarcadores do Instituto Vital Brazil, em parceria com dois especialistas em nefrologia da Universidade Federal Fluminense, recebeu o certificado de melhor pôster pelo trabalho “Validação da dosagem da creatinina em papel de filtro para diagnóstico de doença renal crônica”, na 9ª Conferência sobre a prevenção da Doença Renal em populações desfavorecidas na América do Sul e no Caribe. O evento foi realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, junto com o 7º Encontro Brasileiro de Prevenção da Doença Renal Crônica, na Universidade Federal do Maranhão.


O evento tinha como objetivo discutir novas perspectivas para o controle das doenças renais, em especial a Doença Renal Crônica, que já se destaca como problema global de saúde pública, despertando nos governantes e nos profissionais da saúde a necessidade de ampliar esforços para o controle desta nova epidemia, principalmente entre os grupos de maior risco. “Esse prêmio é de grande importância pois repercute, no contexto latino-americano, o trabalho que desenvolvemos em exames com a tecnologia do papel de filtro. Eles ficaram esperançosos e já pensam em aplicar essa tecnologia nos exames de prevenção da insuficiência renal crônica na América Latina ”, disse Juan Fidel Bencomo, coordenador do Biomarc.


A tecnologia de papel de filtro permite que com apenas uma gota de sangue obtida através da punção do dedo do paciente ao papel de filtro, aplicando em laboratório uma solução específica na amostra (de sangue), o marcador seja processado e por uma reação bioquímica dê o resultado.


A apresentação do pôster rendeu, também, o convite para ministrar uma palestra no XVI Congresso 2012 da Sociedade Latino Americana de Nefrologia e Hipertensão, em Cartagena das Índias, na Colômbia.


O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário