30 de nov. de 2011

Campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia é uma das vencedoras do Prêmio Saúde! da Editora Abril

Gianna M. Kirsztajn (à esquerda) mostra parte do material da campanha, ao lado da voluntária Maria Aparecida Aversente [Foto: Sílvia Zamboni]
A Campanha Previna-se da Sociedade Brasileira de Nefrologia, SBN, de autoria dos médicos Gianna Mastroianni-Kirsztajn, Marcus G. Bastos e Emmanuel A. Burdmann  venceu a categoria “Saúde e Prevenção” do Prêmio Saúde! da Editora Abril. A campanha, representada pelo trabalho “Strategies of the Brazilian Chronic Kidney Disease Prevention Campaign (2003-2009)” foi publicada no Nephron Clinical Practice 2011.

O Prêmio é promovido pela revista Saúde! É Vital e é aberto exclusivamente a profissionais de saúde com o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.
De acordo com levantamento de 2008 da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número de pessoas em tratamento de diálise chegava a mais de 87 mil e, seguindo a tendência do resto do mundo, vinha progredindo. Sem sinais ou sintomas durante um longo período, a doença só é detectada quando já avançou o suficiente para comprometer irreversivelmente o funcionamento dos rins. Uma das armas para combater esse mal é, portanto, a informação, estratégia na qual se baseia a campanha Previna-se, idealizada por especialistas da Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade de São Paulo e Sociedade Brasileira de Nefrologia.
A campanha inclui a distribuição gratuita de material educativo, participação em feiras de saúde e outros eventos, realização de rastreamento da população em geral e de grupos de risco. Tudo para alertar o público, os profissionais de saúde e o próprio governo sobre a importância de detectar precocemente o problema.

Veja mais sobre o Prêmio em
http://saude.abril.com.br/premiosaude/2011/votacao-finalistas.shtml?prevencao

Veja mais sobre o material da Campanha Previna-se para distribuição em clínicas e Unidades Renais em
http://www.sbn.org.br/index.php?previna&menu=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário