27 de out. de 2011

Médico e Professor Sérgio Aguinaga recebe a medalha Pedro Ernesto na Academia Nacional de Medicina


O vereador Dr. Edison da Creatinina entregou na noite de quinta-feira, 27/10, na Academia Nacional de Medicina, Centro do Rio, o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao Dr. Sérgio D'Ávila Aguinaga, médico cirurgião, urologista e professor. Aos 89 anos, o Dr. Sérgio Aguinaga é autor do livro “História da Sociedade Brasileira de Urologia” que relata os mais de 60 anos da história da Urologia. 

Membro Emérito da Academia Nacional de Medicina desde 1980, ocupou vários cargos na diretoria, como vice-presidente entre 1991-93 e presidente entre 1993-95. É livre-docente em Urologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), professor catedrático da Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (Uerj), professor de Urologia da Escola de pós-graduação da PUC-Rio e médico licenciado pela Ordem dos Médicos de Portugal. É membro das seguintes entidades: Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; titular da Sociedade Brasileira de Urologia (da qual foi presidente); do Colégio Internacional de Cirurgiões; da Confederação Americana de Urologia; do American Urological Association; da Sociedade Internacional de Urologia; da Confederação Americana de Urologia; honorário da Sociedade Mexicana de Urologia; da Academia de Medicina da Polônia; da Real Academia de Medicina da Espanha e das Academias de Medicina do Piauí e Paraíba. Condecorado Comendador da Ordem do Mérito Médico; com Medalha Amigo da Marinha; Comendador do Mérito Naval e do Mérito Santos Dumont; Cavaleiro da Ordem de Cristo e com medalha do Mérito Aeronáutico. Foi o primeiro urologista a ser homenageado com a Medalha de Mérito Juscelino Kubitschek, da Sociedade Brasileira de Urologia.


A cerimônia de homenagem foi realizada durante a Sessão Ordinária da Academia e contou com a presença de médicos-membros, convidados e familiares do Dr. Aguinaga. Após uma apresentação do Dr. Edison, foi a oportunidade dos médicos presentes prestarem suas próprias homenagens e agradecimentos ao vereador pela iniciativa, fazendo uma descrição dos fatos relevantes da vida e obra do homenageado.


O Dr. Edison fez também uma apresentação sobre a história da Nefrologia e dos transplantes, expondo os motivos que o levaram à candidatura a uma vaga de vereador da cidade. Revelou ainda que o Dr. Aguinaga foi muito mais que um médico, uma verdadeira fonte de inspiração.

Há 32 anos, o Dr. Aguinaga fundou a Unidade de Transplante de Rins do Hospital Universitário Pedro Ernesto, HUPE. A medalha Pedro Ernesto é uma honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, dedicada a todos que deram sua contribuição à cidade.

Um comentário:

  1. Olá Dr.º Edison, tudo bem?

    Gostei muito do seu blog, nós tratamos em parte do mesmo assunto. Gostaria de propor uma parceria (troca links) com o meu blog de saúde que é o Sintomas e dicas (http://www.sintomasedicas.com). Para efetivarmos a parceria, por favor, me envie como gostaria que seu blog aparecesse no meu, como por exemplo "Sintomas e Dicas".

    Desejo muito sucesso ao seu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir