22 de out. de 2011

Sobre as manifestações civis atuais: precisamos nos apressar


Dr. Edison, na quinta-feira, 21, no plenário, sobre o movimento popular da cidade de Nova Iorque, Ocupar Wall Street (que acontece no parque Zucotti, centro financeiro, onde manifestantes estão acampados desde o meio de setembro), referiu-se aos dados de uma pesquisa colocada no site occupywallst.org com cerca de 1500 entrevistados:

“A pesquisa sugere que há uma grande dose de insatisfação popular com a afiliação partidária, bem como um enorme apoio para a mudança radical dos rumos da democracia nos Estados Unidos da América. Vamos ver: 92,5% dos entrevistados apoiando os protestos. Isso tudo está inspirando pessoas no mundo todo e me lembrou um texto de Herbert Daniel, escritor e poeta, que empresta seu nome para a fundação do Partido Verde, chamado ‘Somos a maioria’ do qual citarei parte.

foto: Atisha Paulson

Somos quem quer um menor contingente armado de homens nas ruas da cidade, queremos menos guerra civil. Somos quem não quer se intoxicar com as drogas pesticidas, agrotóxicos, fumaças de indústrias, poluição. Somos quem não quer ver rios assassinados. Somos quem não quer ver a terra assassinada. Somos quem quer que a liberdade de expressão de pensamento seja uma matéria sobre a qual não se legislará. Somos quem quer proibir todo tipo de censura. Somos quem quer rádios livres, televisões livres, ouvintes livres...somos quem quer menos leis, porém melhores e mais legítimas. Somos quem não quer ser obrigado a escolher sempre entre coisas que não quer. Somos quem quer. Somos contra quem só pode mandar e impedir. Somos quem faz. Somos, todos nós, quem cria. E quem faz não precisa mandar, nem pedir. Faz. Somos a maioria.


Impressionante como 30 anos se passaram e o caráter combativo e de vanguarda do texto se mantém. Ele se encaixaria perfeitamente nas manifestações civis atuais. Elas começam tímidas, mas vêm carregadas de convicções firmes, são multiplicadas por contaminação viral e estão muito velozes. Precisamos nos apressar”.

foto: Atisha Paulson
Nota do Blog: Atisha Paulson, fotógrafo, cedeu as imagens e apoia o Movimento Occupy Wall Street.
link para as fotos de Atisha Paulson

Nenhum comentário:

Postar um comentário