5 de set. de 2011

Pesca artesanal é tema de debate público


 Matéria publicada pelo DCM em 05/09/11  -  http://bit.ly/pqEEhY

A situação da atividade pesqueira no Município , em especial da pesca artesanal, foi o tema da audiência pública realizada nesta sexta-feira (02/09), no Plenário da Câmara do Rio, por iniciativa do vereador Dr. Edison da Creatinina (PV). O evento reuniu representantes do setor que relataram os problemas e dificuldades dos pescadores da Cidade.

A expansão das áreas de exclusão, os assoreamentos e constantes vazamentos de óleo, são alguns fatores que dificultam a prática da pesca artesanal no Município. De acordo com os pescadores, existe uma degradação da atividade, caracterizada pela mão-de-obra familiar exercida com embarcações de pequeno porte. Os pescadores, presentes na audiência, relataram que estão preocupados com o sustento de suas famílias que sobrevivem do pescado artesanal. O vereador Dr. Edison da Creatinina informou aos participantes que tem conhecimento dos problemas vivenciados pelos pescadores para exercerem a profissão, sobretudo nas baías da Guanabara e Sepetiba.

O presidente da Associação de Trabalhadores da Pesca de Magé e Guapimirm (ATPMG), Romildo Oliveira, disse ser um dos grandes prejudicados com a precariedade da atividade pesqueira. Ele confessou temer pela própria vida e de seus companheiros. “Assim como exterminaram os índios, e também os quilombolas, estão fazendo com os pescadores artesanais, por isso, agradeço ao vereador por nos dar voz ativa”, desabafou.
Dr. Edison da Creatinina alertou que o problema não prejudica somente os profissionais da pesca, mas também a qualidade do pescado. Além dos pescadores estarem com habitação sem saneamento e a baixa quantidade e qualidade dos peixes, em virtude da alta poluição das baías, tem impedido o bom exercício “desse considerável serviço para os cidadãos”. Como médico, ele lembrou também a importância do peixe para a saúde da população, e informou que a escassez desse alimento, pode agravar ainda mais a qualidade de vida do carioca. Como solução, o parlamentar antecipou que vai propor a criação de uma Comissão Especial para avaliar o problema da pesca no Município.
O tema da pesca  foi debatido em audiência pública na Câmara do Rio
Também participaram da audiência, o subprefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly, o presidente da Associação de Moradores e Pescadores do bairro Porto Velho, em São Gonçalo, Orivaldo Alves, e o representante do Grupo Homens do Mar, Alexandre Anderson.

“Eu sou de uma época em que as classes menos favorecidas não tinham oportunidade de estar em uma assembléia como esta, agora fico lisonjeado de dizer que hoje a situação mudou, e elas podem sim ter voz ativa”, disse o vereador Dr. Edison da Creatinina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário