Matéria publicada pelo DCM em 05/09/11 - http://bit.ly/pqEEhY
A situação da atividade pesqueira no Município , em especial da pesca artesanal, foi o tema da audiência pública realizada nesta sexta-feira (02/09), no Plenário da Câmara do Rio, por iniciativa do vereador Dr. Edison da Creatinina (PV). O evento reuniu representantes do setor que relataram os problemas e dificuldades dos pescadores da Cidade.
A expansão das áreas de exclusão, os assoreamentos e constantes vazamentos de óleo, são alguns fatores que dificultam a prática da pesca artesanal no Município. De acordo com os pescadores, existe uma degradação da atividade, caracterizada pela mão-de-obra familiar exercida com embarcações de pequeno porte. Os pescadores, presentes na audiência, relataram que estão preocupados com o sustento de suas famílias que sobrevivem do pescado artesanal. O vereador Dr. Edison da Creatinina informou aos participantes que tem conhecimento dos problemas vivenciados pelos pescadores para exercerem a profissão, sobretudo nas baías da Guanabara e Sepetiba.
O presidente da Associação de Trabalhadores da Pesca de Magé e Guapimirm (ATPMG), Romildo Oliveira, disse ser um dos grandes prejudicados com a precariedade da atividade pesqueira. Ele confessou temer pela própria vida e de seus companheiros. “Assim como exterminaram os índios, e também os quilombolas, estão fazendo com os pescadores artesanais, por isso, agradeço ao vereador por nos dar voz ativa”, desabafou.
Dr. Edison da Creatinina alertou que o problema não prejudica somente os profissionais da pesca, mas também a qualidade do pescado. Além dos pescadores estarem com habitação sem saneamento e a baixa quantidade e qualidade dos peixes, em virtude da alta poluição das baías, tem impedido o bom exercício “desse considerável serviço para os cidadãos”. Como médico, ele lembrou também a importância do peixe para a saúde da população, e informou que a escassez desse alimento, pode agravar ainda mais a qualidade de vida do carioca. Como solução, o parlamentar antecipou que vai propor a criação de uma Comissão Especial para avaliar o problema da pesca no Município.
O tema da pesca foi debatido em audiência pública na Câmara do Rio
|
“Eu sou de uma época em que as classes menos favorecidas não tinham oportunidade de estar em uma assembléia como esta, agora fico lisonjeado de dizer que hoje a situação mudou, e elas podem sim ter voz ativa”, disse o vereador Dr. Edison da Creatinina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário