14 de ago. de 2011

2º Congresso Fluminense de Municípios e o meio ambiente

Dr. Edison na palestra dos gestores de meio ambiente
O segundo dia do 2º Congresso Fluminense de Municípios contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, a Presidente do Instituto estadual do Ambiente, Inea, Marilene Ramos, o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade, Carlos Alberto Muniz, e o representante do Ministério do Meio Ambiente Volney Zanardi Jr.
Cada palestrante fez um resumo de suas experiências à frente do governo, indentificando gargalos na conclusão da árdua tarefa de chegar a consensos junto à sociedade pela proteção e preservação do meio ambiente.

Segundo o Secretário Minc, uma boa solução para as cidades é o ICMS Verde. Essa ferramenta vai devolver às cidades que investem em meio ambiente um valor que compense o investimento, incentivando a participação e a preservação de seus territórios. Outra iniciativa descrita por Minc é a criação de um portal na web que permite o licenciamento ambiental mais ágil, desburocratizando e permitindo o acompanhamento do cidadão. Minc fez ainda um apelo aos prefeitos, que estruturassem secretarias de meio ambiente voltadas às demandas locais, propiciando mais seriedade na defesa ambiental de todo o Estado.
Já o vice-prefeito Carlos Alberto Muniz frisou a importância da realização da Rio+20 para o futuro do planeta. Segundo Muniz, a discussão da economia verde demonstra a preocupação do mundo com os recursos naturais. Muniz falou ainda que cada vez mais torna-se importantíssimo que todas as outras secretarias de Governo ouçam os técnicos do meio ambiente, em todas as instâncias de realizações.
O vereador Dr. Edison da Creatinina, que preside a Comissão da Rio+20 na Câmara Municipal do Rio, prestigiou esse evento de capacitação, nivelamento de discursos e integração de municipalidades em nosso Estado.

AEMERGE agradece a presença do vereador no evento veja abaixo:

Sr. Edison Regio de Moraes Souza
AGRADECIMENTO
 Em meu nome e em nome de toda diretoria da AEMERJ, manifesto nosso sincero agradecimento pela sua participação no 2º Congresso Fluminense de Municípios, realizado nos últimos dias 10 e 11 de agosto, no PIER Mauá.
Tal Congresso representou um diferencial para o municipalismo em nosso Estado e isso pode ser confirmado pela circulação de cerca de 1.500 pessoas ao longo dos dois dias, pela representação política e pelas conquistas garantidas no próprio evento.
No entanto, ressalto o que consideramos a mais significativa demonstração de força dos municípios fluminenses que é a presença qualificada em todos os debates promovidos. Isso denota, fundamentalmente, o amadurecimento e o compromisso dos gestores locais com a causa pública, coletiva e sustentável, condições essenciais para a qualidade de vida das populações e dos territórios municipais.
Para além das instituições municipais que representamos, enuncio também os nossos sinceros agradecimentos a todos os presentes, sejam gestores públicos estaduais, sejam representantes da iniciativa privada ou da sociedade organizada.
A articulação e integração de todos os segmentos sociais é, no nosso entendimento, a única maneira de aperfeiçoamento nas gestões locais.
Resta agora e esse é o convite que fazemos, mantermos essa força coletiva para implementarmos as ações necessárias ao alcance dos nossos anseios democráticos e de sustentabilidade.
 Obrigado e parabéns a todos que fizeram parte desse momento histórico e que fazem parte do dia-a-dia de sua construção!
 Um grande abraço

Vicente Guedes
Presidente – AEMERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário