6 de mai. de 2011

Alertando sobre a importância do exame de creatinina na rede pública do Rio



Publicado hoje no Diário Oficial da Câmara carioca, o Projeto de Lei nº 939 de 2011, de autoria do vereador Dr. Edison da Creatinina – e que dispõe sobre a inclusão da realização de exames de creatinina no sangue na rede pública de saúde do município como rotina e avaliação –, tem o objetivo de possibilitar mais uma forma de diagnosticar e controlar a doença renal crônica na Cidade, em cumprimento ao já disposto na Lei Orgânica do Município.

As estatísticas já apontam em nosso país uma em cada dez pessoas com problema renal. A doença renal é silenciosa e sem sintomas, mas cujo agravamento resulta em insuficiência renal crônica, diálise e até transplante, tratamentos cuja despesa cresce ano a ano.

Não é observado na rede pública de saúde do município um alerta orientando pacientes para o fato de que a realização do simples exame é suficiente para possibilitar o diagnóstico precoce da doença renal, gerando economia de recursos na Saúde pública, melhoria na qualidade de vida dos pacientes, podendo ainda salvar vidas.


Nota: O exame da dosagem da creatinina no sangue é um exame de custo baixo e fácil de ser feito. Qualquer laboratório pode, com um pouquinho de sangue, dosar a creatinina na mesma hora que está medindo a glicose ou o colesterol.
A divulgação da importância do exame de creatinina no sangue é a principal bandeira do Dr. Edison da Creatinina, daí ter escolhido usar como nome político o nome dessa substância, utilizada para avaliar a saúde dos rins.




Foto: Dr. Edison da Creatinina por Ayrton



Nenhum comentário:

Postar um comentário