5 de ago. de 2012

Davi contra Golias - Oposição versus Eduardo Paes

Dr. Edison da Creatinina e Aspásia Camargo
Hoje,  na edição de O Dia, jornal de grande circulação no estado, li que o  prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição, será o único candidato a prefeito do Rio a ter cobertura diária nas reportagens do RJ TV.  Qual a alegação da Rede Globo para esse favorecimento? Eduardo Paes teria 10% das intenções de voto.

É isso, senhores. Eles se baseiam numa pesquisa para determinar quem tem direito ou não a aparecer nas reportagens diárias. Além de prefeito, ter a máquina administrativa, poder participar de inaugurações, Eduardo Paes ainda goza do privilégio de aparecer diariamente em programa da Rede Globo que passa no Rio de Janeiro e em toda a região metropolitana. Citando o filósofo Michel Foucault, não podemos esquecer que "onde há poder, há resistência".

Isso é um absurdo, algo que a Justiça Eleitoral deve olhar com mais atenção. Com certeza, a distribuição igualitária do tempo entre os candidatos que estejam mais bem colocados nas pesquisas seria algo bem mais fácil se o Conselho Nacional de Comunicação atuasse efetivamente, não fosse um mero enfeite.

Faço coro com jornalistas profissionais, blogueiros, comunicadores das comunidades e movimentos sociais em geral que reivindicam o funcionamento do Conselho Nacional de Comunicação e a democratização da comunicação no Brasil.

As barreiras impostas pelos veículos de comunicação tradicionais tornam a visibilidade de candidatos que não estão à frente das pesquisas uma luta igual à de Davi contra o gigante Golias.

Mas, assim como o hebreu Davi, que com sua funda derrubou o guerreiro Filisteu, vamos enfrentar e derrotar quem vê apenas o que pode tocar. O boca-a-boca, a internet e as redes sociais estão aí para provar que a grande mídia não pode deter a onda da democratização da comunicação, seja no Brasil ou no mundo. Serão estas as ferramentas que poderão reverter as expectativas, os resultados dados como certos, nas próximas eleições.

Vamos à luta, temos um Golias pela frente!
Dr Edison da Creatinina - 43000 - PV

Nenhum comentário:

Postar um comentário