24 de ago. de 2012

Absurdo: UPAs ganham médicos à distância



Dr. Edison da Creatinina

Quando a gente imagina que já viu de tudo na saúde, vem uma notícia como esta e nos deixa sem ação. A Secretaria Estadual de Saúde pretende implantar o teleatendimento para a pediatria em algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Um convênio foi firmado com o Hospital Universitário da UFRJ para oferecer o serviço de plantão 24 horas. Segundo o secretário Sérgio Côrtes, o projeto foi motivado pela dificuldade de contratar profissionais.

As dificuldades seriam facilmente contornadas com a realização de concursos públicos. Mas essa administração que aí está prefere entregar a Saúde nas mãos das famigeradas organizações sociais, em contratos, no mínimo, obscuros. Fora a opção pelas clínicas de lata, deixando em segundo plano o restante das unidades municipais. 

Essa medida vai afetar diretamente a qualidade do já combalido atendimento aos pacientes. Se com um médico presente os pacientes já sofrem, imagine com um telemédico. Precisamos de profissionais concursados, com condições dignas de trabalho e comprometidos com o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário