3 de jul. de 2012

Eleições para o Conselho de Segurança da Aisp 6 prometem mudanças na área da Grande Tijuca

O vereador Dr. Edison da Creatinina compareceu, na manhã dessa quarta-feira, 3 de julho, à reunião do Conselho Comunitário de Segurança da Área Integrada de Segurança Pública (Aisp 6). 
A reunião de hoje foi dedicada ao processo eleitoral para a escolha da nova diretoria, que coordenará as reuniões do Conselho de Segurança pelo período de dois anosForam apresentadas duas chapas para disputar o pleito. 
Para a nova gestão, foram apresentadas novas propostas por ambas as partes visando à ampliação da participação popular nas futuras reuniões.
Segundo regras do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), somente estão aptos a votar os cidadãos que têm mais de seis presenças consecutivas e cadastro para tal. Havia 15 pessoas aptas a votar. Após a chamada individual dos votantes foi feia a apuração das cédulas eleitorais e foi detectado que havia um voto nulo na urna, fato determinante, que resultou em empate técnico. A delegada Dra. Edna Pinto de Araújo, representante do ISP e coordenadora de 70 Conselhos Comunitários em todo o estado, convocou a leitura da resolução da Aisp para definir que parâmetro seria usado para o desempate. No parágrafo referente às eleições estava escrito que em caso de empate deveria haver uma contagem de presenças no período de um ano nas reuniões do Conselho. Se houvesse empate também nesse quesito, a vitória seria pelo tempo de antiguidade no cargo.
Após a contabilidade das presenças dos candidatos foi dada a vitória a José Jandir Borges Alves, que já vinha representando o Conselho em períodos passados.
"A responsabilidade é muito grande para quem vota. Apoiado pela diretoria e pelos conselheiros chegaremos juntos a um caminho melhor", declarou José Jandir. "É preciso valorizar as discussões sobre segurança publica", completou Jandir.
O vereador Dr. Edison da Creatinina, que apoiou o pleito, ficou satisfeito com essa experiência. Para o vereador, o processo foi correto, justo e equilibrado para ambas as partes. "Uma vitória do processo democrático", declarou o vereador. 
Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de comunicação entre a sociedade civil e as polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência e da criminalidade e com a paz social.
O Conselho Comunitário da Aisp 6 se reúne sempre na segunda terça-feira de cada mês, no 6º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro, na Rua Barão de Mesquita, 625 - Tijuca - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário