8 de mai. de 2012

Conselho de Segurança da AISP 6 se reúne na comunidade do Borel

O Conselho de Segurança da Aisp 6 se reuniu na manhã de terça-feira, 8 de maio, no Ciep Dr. Antoine Margarinos Torres Filho, na comunidade do Borel, na Tijuca. A reunião abordou os temas sensíveis à comunidade, como o problema das drogas e o destino da campanha da Lei Seca que tem figurado no noticiário, dada a preocupação quanto à legalidade e às medidas adotadas pelo programa.
O delegado da 20ª DP, Vila Isabel, Dr. Rodolfo Valdeck, apresentou dados de ações da delegacia na região e reiterou mais uma vez a importância de ações do programa Dedic, que permite agendamento nas delegacias e permite também visitas agendadas de policiais às residências. O Dr. Valdeck defendeu a blitz da Operação Lei Seca, por prestar um grande serviço à sociedade, preservando vidas. O delegado da 20ª DP disse também que no mês passado organizou uma diligência ao morro do Andaraí para efetuar a prisão de traficantes que permaneceram na favela, mesmo depois da implantação da UPP. Dr. Valdeck disse que usou na empreitada um quantitativo de 12 homens, onde outrora seriam necessários 300 policiais para fazer o mesmo trabalho. 
O comandante do 6º Batalhão da PM, o coronel Marcio de Oliveira Rocha, reiterou a importância de se manterem programas que beneficiam a sociedade e que permitem que se alcancem metas de redução de violência. O comandante, que percorre escolas publicas da região fazendo palestras, parabenizou também a guarda municipal pela presença nas escolas, pela preservação da segurança das crianças. Para ele, o programa de UPPs é responsável pela mudança de paradigmas sobre segurança publica nas comunidades agraciadas com o programa. A diretora do Ciep Dr. Antoine Margarinos Torres Filho, a Sra. Lenita de Souza Vilela, falou emocionada da enorme contribuição que o programa de UPPs trouxe para a comunidade. Lembrou que em outras épocas, pois já dirige a escola há mais de vinte anos, muitas vezes teve que se abaixar, juntamente com os alunos e professores, para fugir das balar perdidas. Reiterou, ainda, que o sucesso do programa depende grandemente da participação do cidadão. Em seguida, foi aberta a palavra para os moradores da região, que puderam fazer solicitações sobre ordenação urbana e segurança. 
A diretora foi convidada à entregar ao vereador Dr. Edison da Creatinina, representado por um assessor, um certificado de agradecimento pela importante palestra sobre saúde renal, que o vereador fez na comunidade do Salgueiro, na última reunião. 
Nas considerações finais, todos da mesa agradeceram a oportunidade de estarem presentes na reunião e pediram que fosse divulgadas as reuniões futuras, para estimular a participação social. 
Na mesa estavam o comandante do 6º Batalhão da PM, o coronel Márcio Rocha, o delegado da 19ª DP-Tijuca, Roberto Gomes, o presidente da Aisp 6, José Jandir, o capitão Plínio César Azevedo, comandante da UPP Salgueiro, o inspetor Ananias Brum, comandante da UOP Tijuca, Mariza Silva, representante da Aisp 6-Tijuca e a diretora do Ciep Antoine Margarino Torres Filho, a professora Lenita de Souza Vilela, além de representantes da subprefeitura da região, da guarda municipal e da prefeitura do Rio de Janeiro. 


As reuniões da 6ª Aisp acontecem toda segunda terça-feira do mês, em locais previamente divulgados. 
A próxima reunião será no Colégio Equação, às 10 horas, na Rua Mendes Tavares, 108  – Vila Isabel – RJ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário