15 de mai. de 2012

Homenagem à cultura afro-brasileira na Câmara Municipal do Rio

O vereador Dr. Edison da Creatinina homenageou na noite de terça-feira, 15 de maio, duas grandes personalidades na difusão e promoção da cultura afro-brasileira no Rio de Janeiro: o professor, sacerdote, sociólogo e escritor Gumercindo Fernandes Portugal Filho, pesquisador conceituado da temática africana, com oito livros publicados, e o professor, escritor, pesquisador e historiador José Beniste, autor de três livros, dentre eles o Dicionário de Yorubá, e que recebeu a maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, pelo conjunto de sua obra, que foi de suma importância para a construção da história e da cultura brasileira.
O vereador entregou, ainda, aos zeladores de santo, responsáveis pela administração física e espiritual dos terreiros, presentes, moções de congratulação da Câmara Municipal em reconhecimento pelos trabalhos realizados em benefício da cultura afro e pela luta contra a segregação religiosa e o preconceito.

"As religiões de matriz africana cultuam orixás, os verdadeiros representantes da natureza, e têm consonância com a proposta de meu partido na luta pela ecologia e pela preservação do meio ambiente. Precisamos ter a mente aberta no esforço supremo de vencer os preconceitos e abraçar as minorias para que sejam integradas à realidade cultural da cidade, que é uma face histórica de nossas origens. Já fizemos bastante mas não o suficiente", afirma o vereador Dr. Edison da Creatinina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário