22 de mai. de 2012

Debate público sobre a Rio+20 e a saúde na Câmara dos Vereadores do Rio


A Comissão Especial de Acompanhamento da Rio+20 promoveu um debate público no Plenário da Câmara Municipal do Rio, na terça-feira,  22 de maio, para discutir o impacto das decisões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável na saúde dos cariocas. 
Foram discutidas no debate diversas questões sobre a qualidade e os rumos das políticas públicas de saúde em nossa cidade. Para a maioria dos presentes, ficou clara a necessidade de se valorizar a saúde do cidadão para alavancar qualquer preocupação sobre o tema ambiental.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, chegou a afirmar que “é impossível falar de desenvolvimento sustentável sem uma população saudável".

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, enfatizou a importância do equilíbrio na relação ambiente, economia e desenvolvimento para evitar o agravamento das crises ambientais globais.

Na mesa do debate estiveram presentes o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, e do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Valcler Rangel.  E pela prefeitura do Rio, Lúcia Silveira (superintendente de Urgência e Emergência),   Marcio Garcia (superintendente de Vigilância em Saúde),  Alfredo Padilha  (coordenador médico de Eventos) e Ellen Miyamoto, subsecretária de Atenção à Saúde do governo estadual, além dos vereadores que compõem a comissão.
Ao debate ainda compareceram vários representantes de movimentos das comunidades cariocas, especialistas ambientais, médicos e estudantes interessados no tema.
O debate foi conduzido pelo vice-presidente da Comissão, o vereador Rubens Andrade, substituindo eventualmente o vereador Dr. Edison da Creatinina por motivos de saúde.

A Comissão de Acompanhamento da Rio+20 é composta pelos vereadores: Dr. Edison da Creatinina – presidente –, Rubens Andrade (PSB) – vice-presidente  –, Dr. Eduardo Moura (PSC), Professor Uóston (PMDB) – relator – e Chiquinho Brazão (PMDB).

Líderes Comunitários reivindicam melhoras no sistema de saúde





Nenhum comentário:

Postar um comentário