Imagem da web |
Os voos em baixa altitude em torno do Cristo Redentor e do Pão
de Açúcar estão tirando o sossego dos moradores da Zona Sul e da Barra da
Tijuca. O vereador destaca a importância econômica de atividades do gênero, mas
chama a atenção para os danos à saúde dos cidadãos. “As rotas, embora
importantes do ponto de vista turístico-econômico, não seguem um padrão, com
vários pontos superpostos e sempre buscando o melhor ângulo. A exposição em
níveis de ruídos incômodos ou acima dos padrões toleráveis gera consequências
danosas à saúde física e psíquica dos moradores, além de expô-los ao perigo”,
ponderou. A proposta segue para apreciação das Comissões Permanentes da Câmara
do Rio.
Nesta quinta-feira o vereador Dr. Edison da Creatinina
reuniu-se com representantes da Associação de Moradores Viva Cosme Velho, no
Colégio São Vicente de Paulo, para participar das discussões e conhecer as
necessidades dos moradores da região. Entre os temas abordados, o número
excessivo de vans circulando pelo bairro, a necessidade de mudança na
legislação para requalificar o casario do bairro, liberando outros usos para os imóveis da região e
contribuindo para a preservação do patrimônio. Outro tema abordado na reunião
foi o grande fluxo de turistas previsto para os próximos anos, especialmente
com a Jornada Mundial da Juventude, além da criação de um miniedifício-garagem,
onde hoje se localiza o terminal do bairro. O vereador parabenizou os presentes
pela mobilização popular e reiterou que somente através desse tipo de
organização a sociedade é capaz de fazer com que seus pleitos sejam atendidos.
Apresentou, também, uma indicação junto à Mesa Diretora da
Câmara do Rio, para ser encaminhada à Prefeitura, com o objetivo de criar uma comissão municipal de transportes. O grupo seria formado por
representantes do poder público e da sociedade civil, com caráter deliberativo,
e seus membros, eleitos. O tema é de suma importância para a cidade, que além
de se preparar para receber grandes eventos nos próximos anos, convive há
muito tempo com uma demanda reprimida por transporte público de qualidade.
Está mais do que provada a necessidade de se formular uma política de transportes ampla, que, acima de tudo, leve em consideração as
várias instâncias municipais. O objetivo é não permitir que se repita, no futuro, a situação
que envolveu a polêmica Linha 4 do metrô, quando só o governo estadual teve,
efetivamente, voz ativa no processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário