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Esquina não orienta o ciclista e pode provocar acidentes |
Existe
uma meta anunciada pela Prefeitura do
Rio de dobrar a malha cicloviária da cidade até 2012, em relação ao que
havia
sido feito até 2008. São mais 150 quilômetros de ciclovias. Também de
instalar
bicicletários nas estações dos BRTs (Bus Rapid Transit). O plano inclui
transformar o Rio em Capital da Bicicleta. As rotas estabelecidas para
dotar o
bairro da Tijuca de uma malha cicloviária interligam pontos de interesse
comercial,
de educação, de lazer e de entretenimento, o sonho de todos os usuários
da bicicleta como meio de transporte. Ligarão a Quinta da Boa Vista e o
Maracanã à estação do Metrô na Praça Saens Peña. Havia também o projeto
de
seguir até o Alto da Boa Vista. É crucial a sinalização que vai tornar
mais
seguro o trânsito dos ciclistas nas ciclovias e ciclofaixas, onde ele
divide
espaço com pedestres, mas principalmente o reforço na educação das duas
partes.
A
foto acima mostra trecho da Rua Major Ávila, onde ainda não
houve a preocupação de colocar um aviso para o pedestre, que ao virar à
direita, na calçada, pode ser atropelado por uma bicicleta. A próxima
foto mostra que para construir a ciclovia, a Prefeitura utilizou uma
faixa
inteira da rua, estreitando mais ainda a via de tráfego local, já
assoberbada. Observando melhor, podemos
ver pedestres que já ocupam o espaço como um prolongamento da
calçada.
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Ciclovia e estacionamento ocupam duas faixas na rua |
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Placa indicativa sem destaque em poucos pontos |
Acompanhamos
um longo trajeto da nova ciclovia na Tijuca e observamos que ainda
precisamos melhorar muito para integrar a
cidade por esse modal. A ciclovia na calçada obriga o
pedestre a compartilhar a mesma com as bikes. Em muitas partes, como mostra a
foto abaixo, são utilizadas pinturas no chão, que separam o tráfego de
carros, das bicicletas. Em outros pontos, a ciclovia simplesmente
acaba, subitamente.
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Faixa divisória entre as bicicletas e o trafego de veículos |
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