20 de abr. de 2011

Rio adere a campanha "Segunda Sem Carne"



Atendendo a uma demanda mundial, o vereador Dr. Edison da Creatinina do PV-RJ apresenta o projeto de lei que coloca no calendário da cidade do Rio a "Segunda sem carne". Lançado nos Estados Unidos em 2003, o Meatless Monday (Segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países. A campanha passou a ser mundialmente acolhida quando o prêmio Nobel e presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, Dr. Rajendra Pachauri fez um discurso onde informou que as emissões diretas da produção de carne correspondem a 18% do total mundial de emissões de gases do efeito estufa e sugeriu que "as pessoas deveriam considerar comer menos carne como uma forma de combater o aquecimento global". Estudos da ONU mostram que a produção de carne lança mais gases de efeito estufa na atmosfera do que o setor do transporte(responsável por 13% das emissões da humanidade). Os cálculos do relatório do IPCC incluem gases do efeito estufa liberados em todas as etapas do ciclo de produção da carne – abertura de pastos em florestas, fabricação e transporte de fertilizantes, queima de combustíveis fósseis em veículos de fazendas e as emissões físicas de gado e rebanho. A Segunda sem carne ficou mais famosa quando o beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra, acompanhado pelas filhas, Stella e Mary McCartney, e por Yoko Ono (http://www.meatfreemondays.com/helptheplanet/). A campanha é promovida no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira.

O Projeto de Lei tem como objetivo incentivar a reflexão sobre hábitos alimentares, chamando a atenção sobre as conseqüências do consumo de carnes, bem como informar as pessoas sobre como a carne está diretamente ligada à crise ambiental no mundo. Então, considerar mudar a dieta é uma medida razoável!

Por que Segunda sem Carne?
Segunda-feira é o começo da semana, um momento de recomeçar, reavaliar e definir as intenções para os dias que se seguem. No calendário fica como um lembrete contínuo e, assim, se você perde uma segunda-feira, tem sempre uma próxima para recomeçar pensando na sua saúde e na do planeta!

Quem está conosco?
Gourmets, donos de restaurantes, Redes de Supermercado, celebridades e líderes como: Ziggy Marley, Moby, Michael Pollan, Al Gore, Paul McCartney, Gwyneth Paltrow, Yoko Ono, Ellen Jabour, Gilberto Gil, Marisa Monte, Ivete Sangalo, Lilian Pacce.

As cidades de São Francisco, Washington(capital) e Covington, nos Estados Unidos, Ghent e Hasselt na Bélgica, Tel Aviv, em Israel, São Paulo e Curitiba, no Brasil, a Cidade do Cabo na África do Sul.

Os Hospitais, George Washington Uni. Hospital D.C.,The Johns Hopkins Hospital MD,Kalkaska Memorial Hospital MI,Kishwaukee Community Hospital IL, Lenox Hill Hospital NY, Memorial University Medical Center GA.,Mount Sinai Medical Center NY,Munson Medical Center MI,SWEDISH Health Services WA,
United General Hospital WA,Valley West Community Hospital IL,Yampa Valley Medical Center CO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário