21 de abr. de 2011

Segunda sem Carne começou numa quarta


Foi num café da manhã orgânico na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS), na quarta, dia 20, que o Vereador Dr. Edison da Creatinina, do Rio, sua Chefe de Gabinete, Ruth Saldanha, o Assessor Ângelo e dois representantes do movimento mundial Segunda Sem Carne debateu com o Secretário de Meio Ambiente de Niterói, Fernando Guida e com Marcelo Pereira, Coordenador da campanha em Niterói e demais assessores da pasta, sobre como promover essa campanha nas duas cidades.

Bianca Turano e Leandro Frotta são da coordenação da Sociedade Vegetariana Brasileira e apresentaram a campanha que acontece no mundo todo em parceria com hospitais, Ministérios, entidades educacionais e celebridades entre os vários setores que aderiram a ela.

Um dos mais entusiastas do movimento é o Beatle Paul Mcartney que com suas filhas dedica site, receitas e imagem para difundir, onde tem chance, essa atitude pelo planeta.

A redução das carnes, com conseqüente aumento do consumo de feijões (leguminosas), frutas, cereais (de preferência integrais) legumes e verduras é preconizada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (confira a publicação em:http://bit.ly/hbNxtl) e representa um ganho ambiental importante na redução das emissões de CO2. O consumo de carne não é o único responsável pelas mazelas ambientais que presenciamos atualmente, mas ao diminuirmos o consumo de carne reduzimos, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. A pecuária é responsável pela emissão de cerca de 20% dos gases de efeito estufa no planeta. Mais da metade da produção mundial de alimentos é destinada à ração para animais de abate. Dr. Edison contou ao grupo que apresentou Projeto de Lei que inclui a Segunda sem Carne no Calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro e comentou que a cidade que sediará a Rio +20 deve dar exemplo e ‘Niterói, irmã do lado não pode ficar de fora e vai passar oficialmente a fazer parte’, emendou Guida. Os dois são companheiros do Partido Verde, que em seu ideário inclui a preservação do meio ambiente, o ecodesenvolvimento e o respeito à vida e já promove na cidade de São Paulo o Segunda sem Carne. Ao final do encontro, com várias ações e propostas de parcerias, o grupo se deu conta que essa Segunda estava começando numa quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário