20 de mar. de 2011

Remédios para hipertensão e diabetes gratuitos na Farmácia Popular

Desde o dia 14 de março foi anunciada pelo Governo Federal a distribuição gratuita dos medicamentos para hipertensão e diabetes mellitus, dentro do programa Farmácia Popular. Anteriormente o governo pagava 90% do valor dos remédios para essas indicações, enquanto os cidadãos arcavam com o restante.

O Programa pretende ampliar o acesso aos medicamentos para essas que são as doenças mais comuns entre os cidadãos brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida.

Existe uma diferença para a qual o cidadão precisa estar atento: a chamada "Rede Própria" é constituída por Farmácias Populares, em uma parceria com os Estados, Distrito Federal, Municípios e hospitais filantrópicos; o chamado "Aqui Tem Farmácia Popular" se constitui por meio de convênio diretamente do Ministério da Saúde com a rede privada de farmácias e drogarias, embora ambos ofereçam medicamentos a baixo custo.

É importante saber que tanto na "Rede Própria" quanto no “Aqui Tem Farmácia Popular", da rede privada, os medicamentos definidos para o tratamento da hipertensão arterial e/ou diabetes serão gratuitos aos usuários.

Para ter acesso aos remédios gratuitos é preciso apresentar um documento com foto, o cpf e a receita médica que comprove a necessidade.

Veja a lista de medicamentos da Rede Própria Farmácia Popular (do Governo) e a lista dos medicamentos das drogarias e farmácias que fizeram parceria com o governo que são identificadas pela marca Aqui tem Farmácia Popular.

Leia aqui a Portaria 184, de 3 de fevereiro de 2011, que dispõe sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil, para entender este e outros detalhes para os demais medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário