3 de mar. de 2011

Prevenção de doenças renais, anemia e diabetes ficou mais fácil e rápida



Instituto Vital Brazil

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Vital Brazil


O Instituto Vital Brazil conseguiu, há poucos dias, três registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): o da creatinina, da hemoglobina e da glicose. Será a primeira vez que esses exames serão usados com a tecnologia do papel de filtro. O exame feito a partir dos valores da creatinina auxilia na prevenção da insuficiência renal crônica, os da hemoglobina, na triagem da anemia e os da glicose na prevenção do diabetes.

A insuficiência renal atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. É uma doença silenciosa, sem sintomas e que não causam dor, o que dificulta o tratamento. As formas crônicas da doença causam degeneração progressiva do órgão e podem evoluir para a insuficiência renal. Com o exame da creatinina, o paciente pode descobrir precocemente a doença e tratar. O tratamento evita que a doença se torne crônica e danifique definitivamente os rins. Em casos mais graves, somente um transplante renal ou diálise podem salvá-lo. Segundo Juan Fidel Bencomo, coordenador do Biomarc (laboratório de biomarcadores do Vital Brazil), cerca de 80% dos óbitos em diabéticos é causado por insuficiência renal e a creatinina – usada na triagem dos grupos de risco – é o único marcador que pode fazer o diagnóstico precoce da doença.
Papel de Filtro - A tecnologia do papel de filtro permite que com apenas uma gota de sangue obtida através da punção do dedo do paciente ao papel de filtro, aplicando em laboratório uma solução específica na amostra (de sangue), o marcador seja processado e por uma reação bioquímica dê o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário