17 de mai. de 2012

O Dia Mundial de Combate à Homofobia e o Complexo Lagunar de Jacarepaguá


Comunicado de liderança do PV na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Senhor presidente, senhores vereadores, assessores, demais presentes, telespectadores da TV Câmara, jornalistas e público das galerias.

Prezados colegas vereadores,

Hoje, 17 de maio, como líder do Partido Verde, quero destacar  que esta data tornou-se simbólica no  combate à homofobia.
Nesta data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde tirou o homossexualismo de sua Classificação Internacional de Doenças. Apesar dos avanços conquistados nos últimos 22 anos,  ainda existe um longo caminho a se percorrer na luta pelo respeito à diversidade e pelo reconhecimento pleno de seus direitos.
O Partido Verde tem como um de seus doze valores o respeito à diversidade e é contra qualquer tipo de discriminação.
E por falar em verdes,  estamos a pouco menos de um mês da Rio+20, maior conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável já realizada desde a Rio 92.   Apesar do empenho da imprensa, da sociedade civil e do poder público, e da instalação da Comissão Especial de Acompanhamento da Rio+20, que presido,
o tema ainda é desconhecido pela maioria da população.
No domingo, fiquei triste ao ler uma reportagem que mostrava as péssimas condições do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Ilhas formadas por sedimentos, algas que se alimentam de matéria orgânica, lixo, muito lixo , o elevado assoreamento das lagoas e esgoto onde deveria haver  apenas água.
Todo esse cenário de destruição a poucos metros de onde chefes de Estado discutirão os rumos do planeta é uma grande incoerência. Algo vergonhoso para  a nossa cidade.
Dragar a lagoa é uma coisa, despoluí-la é outra, completamente diferente. O controle sobre loteamentos irregulares, a construção de estações de tratamento de esgoto e educação e saúde ambiental são temas comuns nos discursos, mas falta passar do discurso para a prática.
É nosso dever fiscalizar as ações que a prefeitura promove. Para esse fim, encaminhei um requerimento de informações sobre o Complexo Lagunar de Jacarepaguá ao prefeito Eduardo Paes.
E, por falar em Rio+20, aproveito para convidar a todos para a audiência pública que a comissão especial da Rio+20 vai realizar no dia 22 de maio, terça-feira, às 18 horas, no auditório desta casa, com o tema  'A saúde e a Rio+20'. 

 Obrigado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário