23 de set. de 2011

Vereador faz palestra sobre saúde renal em cooperativa de vans


O vereador Dr. Edison da Creatinina realizou na manhã de ontem, 23 de setembro, uma palestra sobre doenças renais na Cooperativa de Vans – NRC, Rio Comprido. A palestra reuniu aproximadamente 40 cooperativados, entre motoristas e cobradores de vans, ouvindo atentamente e participando bastante com perguntas sobre problemas renais.

O vereador apresentou uma aula especial sobre o início dos estudos nefrológicos, remontando ao período de Hipócrates, na antiga Grécia, trazendo fatos evolutivos da Nefrologia, sua especialidade como médico e professor. Ainda apresentou casos de pacientes que tiveram sucesso com o tratamento de diálise e transplantes, não deixando de ressaltar a gravidade dos casos que requerem esse tipo de intervenção, lembrando que muitos não têm sorte nem obtêm sucesso nos transplantes realizados.

Explicou também o muito que já foi conquistado nessa especialidade, mas o tanto que ainda há por fazer para salvar a vida das pessoas com doença renal crônica. 

Ao final, ouviu a todos os interessados e fez recomendações para casos específicos, aconselhando procura de tratamento médico.

A opinião geral dos cooperativados foi de que a aula estava bastante interessante, além do reconhecimento manifestado por muitos por terem conhecido alguém preocupado com a  saúde dessa classe de trabalhadores, sujeita a intempéries que estimulam o desenvolvimento de doenças renais, como não beber água, passar muitas horas do dia sentados dirigindo e expostos ao calor constante nas ruas da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário