13 de mar. de 2011

Gabinete de Rua no Dia Mundial do Rim


A manhã chuvosa, de fim do carnaval carioca, não provocou desânimo nos passantes de todas as classes sociais que compareceram ao Gabinete de Rua do vereador Dr. Edison da Creatinina, na quinta-feira, 10 de março. A comemoração do dia Mundial do Rim na praça da Cinelândia, ao lado da Câmara do Rio, teve apoio voluntário da equipe do coordenador do laboratório de Biomarcadores do Instituto Vital Brazil, Juan Fidel Bencomo, ao realizar a mais nova modalidade de exame de creatinina no sangue, com tecnologia do papel de filtro.


O acompanhamento dos valores da creatinina no sangue auxilia na prevenção da insuficiência renal crônica. Foram coletadas no local, até o início da tarde, de forma simples e rápida – uma leve picada na ponta do dedo – aproximadamente quinhentas amostras de sangue da população circulante pelo Gabinete de Rua, que também podia obter a medição de pressão arterial, preencher um questionário básico e receber material informativo, cedido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, SBN, esclarecendo as principais dúvidas sobre as doenças renais.



O vereador Dr. Edison da Creatinina, que escolheu usar como nome político o nome dessa substância utilizada para avaliar a saúde dos rins, é nefrologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) há 27 anos e acredita que somente a melhoria na qualidade da informação pode aumentar a prevenção, proporcionar conhecimento sobre a forma de tratamento, melhorar a qualidade de vida dos crônicos renais e diminuir o quantitativo dos transplantes e óbitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário